PROJETO “MAIS” – JIU JITSU. - Blog Casa Nova Esportiva

PROJETO “MAIS” – JIU JITSU.



NOME DO PROJETO  PROJETO “MAIS” – JIU JITSU. 
LOCAL DE IMPLANTAÇÃO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA CIDADE DE CASA NOVA – BAHIA

As aulas são realizadas aos finais de semana na área verde da Praça Municipal de Casa Nova-Ba. AUTORES DO PROJETO MAURICIO GUERRA (FAIXA PRETA 1º GRAU) DAN CAUÊ (FAIXA AZUL 2 GRAUS) LEONARDO SANTANA (FAIXA BRANCA)  APRESENTAÇÃO Como o próprio nome do projeto (MAIS) sugere, este nasceu do desejo de SOMAR valores sociais, culturais e psicológicos a crianças e adolescentes que muitas vezes poderiam trilhar caminhos não saudáveis devido à falta de oportunidade e exclusão social. O projeto não visa nenhum retorno financeiro, o nosso pagamento é ver vidas transformadas para melhor. O projeto está ativo desde o dia 05 de setembro de 2015, iniciou apenas com 3 alunos, após 9 meses de trabalho já temos um total de 30 alunos matriculados. Após esses meses já é possível identificar mudanças comportamentais positivas nos atletas, relatos de familiares e professores comprovam esse fato.  Esses resultados tem sido alcançados através da nossa metodologia que é de trazer para eles uma filosofia de vida baseada num código de honra e respeito, através de conversas antes e depois dos treinos, alem de procurarmos estar nutrindo uma relação com cada atleta extra-treino, para que possamos interferir de forma saudável na sua vida familiar, escolar, social de uma forma geral, através de conselhos e orientações práticas.      JUSTIFICATIVA Será possível dar a esses jovens uma nova perspectiva de vida. Nosso propósito é mudar drasticamente as estatísticas. Queremos sair das páginas policiais e nos pontuar em um índice de igualdade social em que o indivíduo tenha seus direitos respeitados, como o lazer, a cultura, saúde e educação. Atualmente, já não se discute a importância da atividade física praticada de forma inteligente e sistemática. Inteligente porque se devem ter designos definidos que possam direcionar as atividades que se opta por praticar e sistemática porque devemos fazê-la com método e perseverança, buscando resultados que propiciem uma melhor qualidade de vida, beneficiando tanto o plano físico como o psicológico. Cada dia que passa, pretende-se com o projeto, apresentar novidades aumentando o leque de ofertas buscando novos adeptos, através de estratégias e técnicas motivacionais. Devemos ser criteriosos em nossa escolha, procurando atividades que se adaptem aos nossos objetivos, as nossas limitações e ao nosso gosto, pois a prática deve ser feita de forma prazerosa. A prática do Esporte tem a prerrogativa de focar e solucionar as necessidades e as exigências de melhorar o condicionamento físico, reunindo evolução em vários outros aspectos de cunho psicológico, sem contar com o reflexo da importância da prática em face da atual ascensão do esporte no cenário nacional. Cabe ainda enfatizar a possibilidade real que o Projeto Social tem, de incluir socialmente todos os tipos de pessoas, bem como portadores de necessidades especiais, incluindo-os em um cenário educacional e não só esportivo. PÚBLICO ALVO  O público alvo do projeto são crianças e adolescentes que vivem em situação socioeconômica desfavorável, apesar de não limitar-se a estas. Atualmente, temos um público misto, oscilando entre classes baixa e média, sendo a maioria submetida a mazelas sociais como violência de várias tipificações, fome, falta de acesso a bens e serviços, dentre outros. OBJETIVO GERAL  Trazer as crianças e adolescentes das famílias de baixo poder aquisitivo para esportes, praticado na maioria das vezes por pessoas de classe média, para que mediante a prática esportiva, haja uma nova filosofia de vida nessa camada social, menos favorecida da população. Portanto, apresentamos um meio no qual nossas crianças e adolescentes não se envolvam com a criminalidade e com as drogas, trazendo-os para o convívio social e afastando-os da ociosidade, mostrando-lhes as possibilidades de praticar um esporte que eleve a sua autoestima e que não incite a violência. OBJETIVOS ESPECIFICOS  Aumentar a média e frequência escolar das crianças, visto que estudos comprovam que pelo menos 80% das crianças atendidas em algum projeto social, tem o rendimento escolar aumentado, avançando com mais capacidade para as próximas séries escolares;    Afastar as crianças e adolescentes participantes do projeto do risco de envolvimento, e/ou convívio com as práticas de trabalho infantil, uso de drogas, criminalidade, violência doméstica e abuso sexual.  METODOLOGIA Aulas: período de tempo definido de 1h e 30min onde o aluno aprende as técnicas usando variados métodos pedagógicos de instrução. A aula se divide em 3 partes:  

1° - 30 minutos onde se trabalha alongamentos e exercícios físicos funcionais voltados para a prática do jiu-jitsu.  2º - 30 minutos onde é lecionada uma ou mais técnicas especificas, onde o aluno terá também a oportunidade de pratica-la com o seu colega de treino, sempre supervisionados pelo professor e instrutores. 3º - Durante 10 minutos os alunos terão a oportunidade de executar a técnica passada em situação de combate real, são combates com duração de 2 minutos onde já se parte da posição estudada durante a aula, chamamos esse momento de “educativos”. Os outros 20 minutos restantes são destinados a situação de combates reais, combates estes com duração de 3 a 6 minutos, a depender da faixa etária do aluno. Ressaltando que todas as atividades são acompanhadas do professor ou instrutor responsável. Monitoramento: Este é feito através de lista de chamadas após os treinos, também é cobrado presença na escola e o boletim de notas após cada unidade.  Sistema de graduação: Estrutura hierárquica de graduação projetada para representar o avanço dos alunos, conforme o próprio potencial deles. O sistema de graduação da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).  VANTAGEM COMERCIAL DO PATROCÍNIO - POR QUE INVESTIR EM MARKETING SOCIAL E ESPORTIVO? Afinal, por que destinar parte dos recursos ou, principalmente, tempo para patrocinar um projeto social?  Investir em ações de responsabilidade social traz reconhecimento para a marca, conquista clientes e atrai colaboradores. Quando um consumidor tem a opção de adquirir produto ou utilizar serviço de uma empresa que apoia ou contribui para a melhoria do seu entorno, em especial, da juventude, ele sente que suas escolhas também contribuem para o ambiente melhor. O público alvo deste projeto tem necessidade de se sentir comprometidos e motivados, portanto, investir e ajudar a envolvê-los em projeto social faz com que desenvolvam competências, promovendo a satisfação pessoal e estimulando-o como ser humano. Hoje em dia cada vez mais empresas e produtos associam suas marcas ao esporte. Isso se deve ao fato de o marketing esportivo envolver sentimentos de grandeza que só o esporte pode proporcionar, como alegria, adrenalina, paixão etc. Dentro do objetivo do Projeto Mais Jiu Jitsu, utilizar a marca de maneira visível, em forma de patches bordados nos kimonos, banners nos eventos desportivos em que houver participação dos jovens do projeto, além da criação brindes que identifiquem a marca/empresa, são algumas das formas de retorno e associação da imagem da marca ao esporte, se apresentando como uma forma de comunicação comercial saudável.   

PLANILHA DE CUSTOS DO PROJETO ITEM VALOR UN. QTD. TOTAL Tatame 30mm 1mx1m R$ 49,91 60 R$ 2.994,60 Combustível Instrutor (por mês) R$ 60,00 04 (finais de semana) R$ 240,00 Camisas projeto - - - Patches p/ kimono (kit c/ 4) R$ 35,00 30 R$ 1.050,00 Material limpeza (por mês) R$ 40,00 1 R$ 40,00 Total     PLANO DE PATROCÍNIO Plano Bronze Colaboração com custos extraordinários (Ex: manutenção de emergência, transporte para competições e treinamentos na sede); Plano Prata Colaboração mensal com custos ordinários (Ex: combustível do instrutor, produtos de limpeza); Plano Ouro Colaboração mensal com custos ordinários e quando necessário, extraordinários;       

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