foi dada a largada dos jogos abertos do interior 2011 - Blog Casa Nova Esportiva

foi dada a largada dos jogos abertos do interior 2011


Na noite desta sexta-feira (29/7), na cidade de São Félix, começou oficialmente o primeiro zonal dos Jogos Abertos do Interior, que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - SUDESB, com apoio dos municípios participantes. Este primeiro zonal conta com a participação de 404 atletas de 11 municípios. A cerimônia de abertura, mais uma vez, foi muito aguardada, pelos atletas e pelo público, que lotou o ginásio. O evento contou com a presença de autoridades locais, além dos desfiles das equipes participantes, queima de fogos, execução do hino nacional e do hino Dois de Julho. A Pira Olímpica foi acesa pelo atleta Gil Pedreira, campeão brasileiro de Muai Tai, simbolizando o início dos Jogos.
A expectativa era grande entre os atletas antes da abertura. A dupla de vôlei de praia que representa São Félix tem experiência e juventude. Shirlei, de 38 anos, participa dos jogos há mais de 20 anos, e faz dupla com Laís, de apenas 18 anos. Elas se uniram para conseguir vencer esta etapa e chegar à final em Vitória da Conquista. Laís diz aprender muito com a experiência da parceira. "Aprendo muito. Ela sempre me pede para ter calma e paciência. Juntamos a experiência com o vigor e a receita vem dando certo", disse.
Com todo esse tempo participando dessa competição, Shirlei garante ainda sentir um friozinho na barriga antes de começar as partidas. "É uma emoção muito grande participar da maior competição amador da Bahia. É sempre uma festa e a emoção toma conta", admite Shirlei. Esse ano, o regulamento dos Jogos Abertos mudou, e as equipes serão obrigadas a ter dois ou mais atletas de 15 a 20 anos. Segundo o Coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb Paulo César Lima, o objetivo é que as equipes deem oportunidade para que os jovens participem. "A nossa intenção é renovar essa competição, dando oportunidade que os jovens também possam fazer parte das equipes. Ano que vem, iremos aumentar essa quantidade", garante Paulo.

A diretora de Fomento ao Esporte da Sudesb, Magaly Menezes, disse que está muito feliz com a organização dos Jogos. "Estamos nos aproximando de grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. E a Sudesb vem fomentando o esporte pelo interior do Estado", discursou. Participaram da cerimônia de abertura, escolinhas de esporte de São Félix e Cachoeira. A escolinha de Canoagem, que tem apoio da Sudesb, com a doação de caiaques para o aprendizado. São 80 atletas de 7 a 20 anos, que fazem ou já fizeram parte da escolinha. Um dos exemplos é Tiago, de 16 anos, que, desde os 10, dedica boa parte do tempo para o treino diário. Seu maior sonho é ser medalhista olímpico. "Quero um dia representar o Brasil na Olimpíada. Quem sabe não será em 2016 no Brasil?", sonha.

Grandes jogos movimentaram o primeiro dia de competição. Um dos mais esperados pelo público foi o de futsal masculino entre São Félix e Itiruçu. Os donos da casa venceram apertado, por 3 a 2, em uma partida bastante movimentada. No basquete houve vitória apertada, por 42 a 38, no clássico regional entre e Cachoeira.
Confira outros resultados:
Futsal:
Itatim 0 x 2 Santo Antônio de Jesus (Feminino)
Guaratinga 4 x 4 Muritiba (Masculino)
Amargosa 0 x 2 Itiruçu (Feminino)
São Félix 3 x 2 Itiruçu (Masculino)
Cachoeira 2 x 0 Dom Macedo Costa (Masculino)
Amargosa 0 x 2 S. Francisco do Conde (Masculino)
Vôlei:Amargosa 0 x 2 S. Francisco do Conde (Feminino)
São Félix 0 x 2 Cachoeira (Masculino)
Handebol:S. Francisco do Conde 17 x 21 Guaratinga (Masculino)
Basquete:
Muritiba 42 x 38 Cachoeira (Masculino)

 Marcus Carneiro
Ascom/Sudesb
Fonte: http://www.sudesb.ba.gov.br

Nenhum comentário

Os comentários ou opiniões aqui não devem ser atribuídos ao blog, a responsabilidade é somente do seu autor.