COMO INICIAR SUA CORRIDA COM SAÚDE E DISPOSIÇÃO - Blog Casa Nova Esportiva

COMO INICIAR SUA CORRIDA COM SAÚDE E DISPOSIÇÃO

Foto autorizada por Fernando Péricles. 


O início na corrida nem sempre é fácil. Nos primeiros meses, o relógio biológico reclama com os treinos matinais ou noturnos, o corpo ainda não está acostumado com o esforço nem o organismo com a nova dieta. Cada metro é uma conquista. E a primeira prova de rua, de 5 km, parece o maior objetivo a ser alcançado. Mas aí o tempo passa (e as dores também) e a vontade de aumentar as distâncias prevalece. Nasce, assim, o novo desafio: uma corrida de 10 km.
Para os especialistas, esse avanço é natural. “Correr 5 km ainda é muito pouco em termos de endorfina. Ou seja, é uma distância curta para sentir prazer correndo. Já os 10 km são a quilometragem mais indicada para quem quer perder peso, quando a corrida é feita em até 80% da FC Máx., com respiração acelerada, mas não ofegante, além de ajudar a administrar melhor o ritmo e garantir mais motivação para baixar o tempo”, enumera a treinadora Camila Hirsch, da Personal Life Assessoria Esportiva.
Os primeiros 10 km marcam um momento importante na vida da corredora. A partir desse ponto, os treinos precisam ser mais regrados – se a sua meta é uma marca satisfatória. Camila garante que, para completar o desafio de maneira segura, são necessárias, em média, de oito a 14 semanas.
Já César Augusto Oliveira, coordenador-técnico da MPR Assessoria Esportiva, adiciona que o período depende da dedicação e da forma como o corpo reage aos estímulos do treino. “Esse momento deve durar de dois a seis meses. Se demorar mais, há algo errado no treinamento.”
Outro a opinar é o treinador Mário Sérgio Silva, diretor-técnico da assessoria esportiva Run&Fun, que reforça que esse avanço não pode ser resumido apenas em questão de meses. Correr de forma confortável por aproximadamente 45 minutos ou completar a distância de 8 km também é outra maneira de mensurar se você já está apta para o novo desafio


VEJA MAIS:
8 km: o último passo antes dos 10 km
Evolua dos 10 km para os 15 km
Dos 10 km aos 21 km na boa
Mariana Ruiz, 39, um dia antes de participar da primeira prova de 10 km da vida, disse que colocou em seus objetivos em correr essa distância. “Comecei a correr no começo de 2009, mas ainda não tinha saído dos 5 km porque só me senti segura correndo quando comecei a treinar com uma assessoria esportiva. No início, não entendia bem o ritmo, sentia dores, cansaço. Mas com o tempo, aprendi a correr e eu achava que nunca conseguiria”, diz a gerente de comunicação, que completou pela primeira vez a distância na etapa carioca de 2009 do Circuito Vênus em 1h18min43s.
Após alcançar os 5 km, a próxima meta é permanecer na distância menor durante um período para, aí, sim, estar pronta para dobrar o percurso. Isso é pedido porque a distância maior possui grande solicitação muscular e articular, sendo interessante participar de algumas provas de 5 km (pelo menos duas) para garantir um bom preparo para o novo desafio.
Passada essa etapa, o que vem adiante é uma mudança no perfil do treinamento da corredora. Paulo Roberto Correia, treinador e fisiologista da Universidade Federal de São Paulo, explica que é possível correr 5 km treinando até duas vezes por semana.
Já para completar os 10 km, são necessários treinos mais longos. “Não basta apenas ir treinar. A disciplina é exigida nesse momento e treinar três dias por semana se tornam obrigatórios. Caso contrário, você não prepara seu corpo.”
O treinador da MPR acrescenta que o que muda é o acréscimo de volume na planilha: se a corredora treinava três vezes por semana em 40 minutos por vez, passa a ter um acréscimo de 10% a 15% de volume, ou seja, passa a correr cerca de 45 minutos.
Em busca de velocidade
Se alcançar os 10 km não é mais novidade e você ainda não pensou em uma meia-maratona, o novo desafio é completar a distância favorita de maneira cada vez mais rápida. Para voar no trajeto, são acrescentados à planilha os treinos de força e flexibilidade específicos para a corrida. “Mais do que treinar, a corredora precisa se dedicar, aproveitar os trabalhos e absorver o estímulo, o que significa não apenas correr, mas também ter alimentação e períodos de descanso regrados”, diz Correia.
Para Camila, treinos de velocidade também ajudam: “Trabalhos com tiros longos, de 1 km, seguidos de tiros mais curtos, de 500 m, são um bom treino de pista”. “É interessante ainda sempre mudar de desafio, acrescentando degraus na corrida”, diz Oliveira.
Foi o que fez a advogada carioca Juliana Pimentel, 30, que correu o Desafio dos 600k da Nike, prova que aconteceu nos anos de 2011 e 2012. Ela está determinada a melhorar a própria marca na distância: “Hoje corro 10 km em 43min, mas quero diminuir para 40min em breve. Para isso, realizo trabalhos variados, como intervalados, tiros e fortalecimento. Sempre gostei dessa distância”, reforça.
Oferecimento:
FERREIRINHA/CASA NOVA-BA
Blog Casa Nova Esportiva
O canal esportivo do município.

Nenhum comentário

Os comentários ou opiniões aqui não devem ser atribuídos ao blog, a responsabilidade é somente do seu autor.